quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Justiça afasta deputados investigados do processo de impeachment contra Arruda

Do Último Segundo:

Oito deputados distritais e dois suplentes não poderão participar de qualquer atividade relacionada ao processo de impeachment do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, que corre na Câmara Legislativa. A decisão foi tomada na tarde desta quarta-feira pelo juiz Vinícius Santos Silva, da 7ª Vara da Fazenda Pública do DF.

Os deputados afastados são investigados pela Polícia Federal no inquérito da operação Caixa de Pandora, que apura um esquema de desvio de dinheiro de contratos fechados entre empresas de informática e o governo distrital. O juiz considerou que o envolvimento dos deputados no escândalo os torna impedidos de avaliar o processo de impeachment contra o governador.

O juiz também determinou a convocação dos suplentes que não são citados nas investigações e a anulação de todos os atos praticados até agora no caso. Os suplentes atuarão exclusivamente no processo de impeachment. Vinícius Santos Silva fixou multa diária de R$ 500 mil em caso de descumprimento da decisão.

A decisão atinge os deputados Aylton Gomes, Benedito Domingos, Benício Tavares, Eurides Brito, Júnior Brunelli, Leonardo Prudente, Rogério Ulisses, Roney Nemer e os suplentes Berinaldo Pontes e Pedro do Ovo.

Na liminar, o juiz justifica sua ordem: “A excepcionalidade da medida é justificada pela excepcionalidade do momento vivido no Distrito Federal, que requer a intervenção do Judiciário a fim de preservar a Constituição da República, o Estado Democrático de Direito e de suas instituições republicanas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário