quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Tony Bennett - I left my heart in San Francisco

Raio que o parta

Do Lápis de Memória:

Surto da doença de chagas em Belém

Já vimos alguns surtos epidêmicos espalhados pelo Brasil: surto de dengue na Bahia; surto de dermatite causada por Hylesia no litoral de São Paulo, surto da gripe A (H1N1), a cólera também está de volta no Brasil. e outras.
Agora estamos diante de um novo surto, localizado em Belém-Pará. Trata-se do surto da doença de chagas.
Segundo o santareno Aldo Valente, 47, graduado em Farmácia e Biologia, com doutorado em Doenças Parasitárias pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a doença de Chagas é emergente e está em expansão.
Nos últimos cinco anos, já foram detectados entre 80 e 100 casos por ano. "Mas o número de casos não notificados é muito maior porque, para cada caso notificado, existem outros dez não notificados", explicou.
A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará já confirmou um novo foco da doença de chagas em Belém, o bairro Parque Verde, às margens da rodovia Augusto Montenegro. Recentemente, doze casos foram confirmados em uma mesma rua, subindo para 43 o número de doentes em Belém, somente este ano.
Uma amiga em Belém me revelou que em setembro do ano passado, quatro casos foram registrados em sua casa. Neste caso, e em outros casos, a contaminação pode ter ocorrido por via oral, com o consumo de alimento contaminado com fezes do barbeiro. Ainda não foi confirmado, mas essa amiga afirma que, no caso da contaminação de seus parentes e amigos, fora provocada pela ingestão do açai. Portanto, estamos diante de mais uma doença em princípio de descontrole das autoridades da Saúde Pública de Belém.