quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Ser Ético

Do Livre Pensador

AUTO_ivan_etica

A verdade, a virtude, a justiça, o respeito ao outro e ao bem comum fazem parte desse vasto domínio ligado à esfera da ética. Como disse o Padre Antônio Vieira: “A mentira, ou vos tira o que tendes, ou vos dá o que não tendes; ou vos rouba, ou vos condena.”

Praticar a ética nem sempre é fácil. Conhecer a ética, no entanto, é simples. Para saber se você está sendo ético, responda para si mesmo, em caso de dúvida, se suas ações podem ser conhecidas publicamente, sem nenhuma restrição. Se a resposta for positiva, você pode ter certeza de estar agindo dentro de padrões éticos. Se for negativa, comece a refletir e tire suas conclusões.

Uma das balizas referenciais da ética são as leis, que podem ser usadas para padronizar a conduta de uma pessoa ou uma empresa. O certo e o errado fazem parte da vida de quem quer fazer sucesso. Errar não é pecado mortal. Pecado é persistir no erro. A ética é uma prerrogativa para atingir o sucesso. Ser digno e justo assegura um sentimento de cidadania, de tranquilidade interior e paz na consciência. Por isso, pais que se preocupam em dar a seus filhos uma educação esmerada, sem lugar para desonestidades e mentiras, têm filhos mais bem formados, educados e fortemente imunizados ao apelo das drogas e da delinquência.

Fonte: João Dória Junior (Sucesso com Estilo – 15 estratégias para vencer. Editora Gente, 1998)

Comentário do Blogueiro:

Como é verdade esta grande lição do renomado apresentador e empresário João Dória Junior. Quem é honesto desde a tenra idade, forjado o caráter e a dignidade pelos pais na maioria das vezes, sabe o que é viver num mundo de desonestos. Muitas vezes até pessoas que se dizem nossso “amigos” e convivem certo tempo conosco, em determinadas situações, não hesitam em “passar a perna” ou aplicar a velha máxima da lei de Gérson de “levar vantagem” sobre nós, bobos da corte, honestos e ingênuos por natureza.

Enquanto o núcleo da família se deteriora cada vez mais, os pais já não dão muita atenção à formação do caráter dos futuros cidadãos de nosso país. Entregam toda a responsabilidade da educação à escola, cuja função primordial desta é transmitir cultura e conhecimento. E estes mesmos jovens crescem sem nenhuma referência moral e de ética, sem objetivos de vida e sem perspectivas para tornarem-se cidadãos melhores. E dois grandes problemas, posso dizer, sintomas desta desarmonia moral se refletem na entrega às drogas e ao alcoolismo. Não basta achar culpados para esta triste realidade em que nosso país, o Brasil, vive atualmente: o crack devastando a juventude (e consequentemente levando desarmonia ao seio da família) e a questão de não haver limites para o jovem e as bebidas. Quando o Governo se abstém em investir em educação, terá no futuro não muito longe, que gastar em presídios e policiamento.

Passamos mais de 10 anos na escola aprendendo matemática, português, história, geografia, etc., à exceção de algumas instituições públicas e privadas, mas não nos ensinam o primordial: “pensar” e a ser “éticos”. Alunos que batem em professores, xingam e desrespeitam sem nenhum escrúpulo faz parte do quotidiano nosso de cada dia. Onde está o erro? O que podemos fazer para mudar esta situação? A política e os políticos podem resolver ou se escondem apenas atrás de vagas promessas irrealizáveis?

Julgamento de Beira-Mar pode ser cancelado


do Correio do Estado

Imaginam a nossa Justiça cancelando o julgamento de um dos mais terríveis traficantes. Imaginaram! agora acreditem. A nossa Justiça precisa ser confiável. Mas só quando os Juízes puderem ser substituídos, quando usurparem do seu poder, quando favorecerem os poderosos em detrimento dos menos favorecidos, quando usarem a lei para favorecimento dos amigos e a mesma para prejuízo dos inimigos.
Veja a matéria publicada pelo Correio do Estado clicando aqui.
Do Livre Pensador

duke

tiago

Lula vai sugerir SUS nos EUA

Pasmem, mas o Presidente Lula surtou! (com todo respeito). Imaginem que está pedindo ao presidente Barack Obama que copie o SUS (Sistema Único de Saúde) nos Estados Unidos para lidar com a crise da saúde nos EUA.

Vejam a declaração do PRESIDENTE:

"Na próxima vez que encontrar o Obama, vou falar: 'Faça um SUS. Custa mais barato, é de qualidade e é universal'", disse Lula.

"Eu sei o que é esperar sentado com a bunda num banco num hospital três, quatro horas e depois [ser informado que] o médico não está. Depois, o de atendimento VIP que tem um presidente da República", disse.

Olha Presidente, gostaria que minhas palavras pudessem chegar aos seus ouvidos, pois o que tenho para lhe dizer é que o Sr. deveria sentar sua bunda (com todo respeito) no banco de um posto de atendimento do SUS, para depois fazer sua declaração, imprópria, populista, e irresponsável.

Já tomou conhecimento de quantas pessoas morreram somente nesta última semana, por falta de atendimento?

Dúvido!

O Sr. está mais preocupado com os troféus levantados nos palanques, para promover sua candidata às custas do nosso dinheirinho.

Sabe o que o Sr. e seus correligionários fazem com o dinheiro destinado à saúde e educação? Desviam! Para comprar aviões,com o dinheiro da educação (veja como aqui), para aplicação no submundo da política e má gestão (vide aqui), para gastar com prestadores de serviços, fora do âmbito da saúde (veja aqui), para desviar recursos da saúde sob a tutela do próprio secretário de saúde no Piaui (veja aqui) e muitos outros.

Seja mais prudente nas suas declarações Sr. Presidente (com todo respeito!).