sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

De volta à realidade

Do Espaço Aberto:




Começa o ano em Salvador

Finalmente o ano vai começar aqui em Salvador, onde, até o fim do carnaval, respira-se... carnaval, praias, folia, ensaio de blocos e, chegando ao tão esperado carnaval dos soteropolitanos, complementam-se aos ti... ti... tis... camarotes e seus custos pra lá de elevados, tal qual os preços para participar dos tão cobiçados blocos, com seus trios e sons ensurdecedores, somando-se a isso, engarrafamentos intermináveis de carros e pessoas, cheiro de xixi insuportável, lixo por todo o trajeto da folia e outras mazelas do carnaval.
Ah... esqueci de um detalhe muito importante do carnaval de Salvador, é o carnaval mais popular do mundo. Sabe... isso já havia sido ressaltado em prosa e verso por Caetano Veloso, entretanto, cadê a praça do povo e... cadê o povo na praça?
Ah...! o povo agora está nos luxuosos camarotes, não é mesmo?
Que carnaval é esse, onde aquele que o deu popularidade, agora tem que se espremer para poder participar e ver seus ídolos desfilarem?
Eu, particularmente, não sou doente do pé, mas não me aventuro a seguir trios elétricos que só faltam deixar-nos surdos, muito menos concorro para o enriquecimento de seus proprietários, mas, sou uma minoria e não recrimino quem tem essa disposição e dinheiro sobrando, mas gostaria que o carnaval continuasse a ser como antigamente, onde o povo realmente se divertia ao som de músicas de algum bom gosto nesses trios, correndo e se divertindo atraz deles.
No Portal oficial do carnaval de Salvador estampa-se a seguinte afirmação:
- ... este é o melhor carnaval dos últimos tempos...
Eu só quero deixar a seguinte pergunta, para finalizar:
- Para quem?