terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Ensino médio inovador

Minha amiga Léa Paraense publicou a seguinte matéria, resumindo sobre o Ensino médio inovador.
Do Blog Sociologia ... e mais

Curso de formação debate rumos da educação oferecida a jovens - Ministério da Educação

Que tipo de ensino médio as escolas públicas devem oferecer aos jovens? A pergunta orienta os debates do curso de formação sobre o programa Ensino Médio Inovador, que acontece no Serviço Social do Comércio (Sesc), no Rio de Janeiro.

A formação reúne esta semana cerca de 500 profissionais, entre diretores, equipes pedagógicas, professores, representantes das secretarias estaduais de educação e do MEC.

De acordo com Carlos Artexes Simões, coordenador de concepção e orientação curricular da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, no conjunto, a formação atenderá 1.600 profissionais da educação de 17 estados e do Distrito Federal, divididos em três equipes para cursos de duração de uma semana.

O Ensino Médio Inovador inicia este ano com 291 mil alunos que estudam em 345 escolas públicas de 17 estados e do Distrito Federal. As escolas (dos estados) que aderiram ao programa em 2009 vão receber recursos do Programa Dinheiro Direito na Escola (PDDE) em 2010.

Os encontros de formação, segundo Artexes, começam com um olhar sobre a realidade da escola.

A partir disso, se encaminham os debates sobre a proposta político-pedagógica, o currículo e como as disciplinas escolares podem conversar entre si, conforme prevê a Portaria nº 971/2009, que criou o programa Ensino Médio Inovador.

Ao avaliar a participação dos cursistas na formação, Carlos Artexes observa que a motivação é surpreendente e mostra que a experiência chegou na hora apropriada.

Para o coordenador, as profissionais das escolas e das secretarias estaduais de educação compreenderam que o ensino médio inovador “não é um experimento, mas uma proposta de mudança que deve germinar”.

3 comentários:

  1. offtopic
    Caro Paulo
    Relativo a Lista "Senadores com Ocorrências na Justiça e Tribunais de Contas", tem origem no site www.excelencias.org.br, respaldada pela Transparencia Brasil. Estas entidades sao altamente confiaveis, e IMPARCIAIS.
    Se vc for imparcial devera colocar a lista no seu blog.
    Como destaquei estao relacionados "somente aqueles que apresentam ocorrencias na justica e no Tribunal de Contas".
    Nao apresentei os condenados pela opiniao publica.
    Estou elaborando a Lista dos condenados pela "Opiniao Publica", que divulgarei em breve.
    Mas estou aberto a criticas, caso eu tenha deixado algum senador "com ocorrencia" informe, eu faco questao de incluir.
    Um abraco
    Meu email: caranovanocongresso@hotmail.com,

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi feito pelo Lord, do Blog Cara nova no congresso, deslocado do assunto aqui tratado, a propósito de um comentário feito por este bloger na sua matéria:
    "Senadores com Ocorrências na Justiça e Tribunais de Contas" (http://caranovanocongresso.blogspot.com/2010/01/senadores-com-ocorrencias-na-justica-e.html.
    Caro Lord, assim como outros leitores da sua coluna, só achei estranho que não houvessem políticos do PT na sua relação, respeito, entretanto, sua matéria e suas considerações, sem dúvida nenhuma.

    ResponderExcluir
  3. Refiro-me ao Ensino Médio Inovador, proposta feita pelo MEC para elaboração de mudanças nas grades curriculares das escolas públicas. O principal objetivo é conter a evasão escolar, revelada em estatísticas com relevante percentual, apesar da democratização do ensino. A causa seria (tenho certeza não ser a única) um currículo desinteressante para os jovens.

    Rumo à mudança, vários representantes de escolas públicas de Belém estão participando do Seminário no Sesc /Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir