quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Americanos e Europeus não chegam a um consenso sobre convergência das Normas Internacionais de Contabilidade

As Normas Internacionais de Contabilidade - IFRS, originadas na Comunidade Econômica Européia - CE, vieram para ficar. Mais de 100 países já promoveram a convergência de suas Normas Contábeis, para aderirem às IFRS, inclusive o Brasil, com a Lei 11.638/07 e as Normas emitidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC.
Mas, parece que os americanos do Financial Accounting Standards Board (FASB - responsável pelas normas contábeis americanas, denominadas US GAAP), não conseguem chegar a um consenso com o Internacional Accounting Standards Board (IASB - responsável pelas normas denominadas IFRS).
Por conta de um desentendimento entre eles, a convergência das normas contábeis americanas (US GAAP), para as Normas Internacionais de Contabilidade da CE, está ameaçada.
O Financial Times, em recente reportagem, declarou que algumas autoridades reguladoras e investidores desses países, estavam frustrados com os interesses do IASB na convergência das Normas Internacionais com os EUA, em detrimento aos que já implantaram essas normas em seus países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário